O esporte é uma das grandes paixões mundiais, estando em constante ascensão e despertando um enorme interesse em todos os segmentos da nossa sociedade. Este fato ocorreu em função da maciça exposição na mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (televisão, rádio e Internet). Além desta exposição atende alguns requisitos básicos do seu público consumidor como entretenimento, lazer, emoção, além de promover atitudes saudáveis a um custo bem reduzido. Com isso desperta o interesse das empresas em utilizá-lo como um veículo, já que a visibilidade proporcionada pelo mesmo atinge a milhares de espectadores, telespectadores, leitores e praticantes em todo mundo.
As empresas há alguns anos vêm utilizando o esporte como mídia alternativa, ou seja, como veículo de comunicação com o seu público consumidor. A indústria do esporte vem crescendo positivamente com relação as demais indústrias nacionais. Sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) apresenta uma evolução gradual e constante, fato este que tende a aumentar com o passar dos anos. Esta participação na economia nacional contribui e muito para o desenvolvimento do esporte no país, atraindo um número maior de empresas interessadas em investir e aumentando a representatividade esportiva do Brasil no cenário internacional. Apesar deste perfil promissor, muitas empresas ainda não vêem o esporte como um bom investimento, mesmo gerando um enorme retorno financeiro, social e institucional.
O ex jogador de voley Giovani Gavio afirma que "sem patrocínio o atleta não cresce, porque afinal patrocínio é o dinheiro que banca as despesas do atleta"
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